MEIO AMBIENTE
/ PROJETOS
Selo Verde
O Selo Verde foi criado para controlar as emissões de gases poluentes na atmosfera, cumprindo a legislação ambiental estadual Diretriz DZ-572.R-4 – Procon Fumaça Preta. O trabalho abrange a entrega periódica de laudos e acesso a um banco de dados com consulta ao histórico de medições de emissão da frota.
Resultado de uma parceria entre a Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro), o INEA e o Programa Despoluir, o Selo Verde também funciona como uma certificação (semelhante ao ISO) para indicar os veículos aprovados nos testes de opacidade.

Economizar e Despoluir
Ainda em 1997, em parceria com a Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro) e com distribuidoras e instituições de pesquisa/ensino, o Rio Ônibus passou a integrar alguns programas de redução da emissão de gases poluentes, estimulando o consumo racional e sustentável do óleo diesel.
Por meio do programa Despoluir, em parceria com a CNT (Confederação Nacional dos TransporteS) e o SEST/SENAT, o Rio Ônibus desenvolveu um trabalho de monitoramento de emissão de gases através da medição de opacidade de seus veículos e controle do estado de conservação dos ônibus. Além disso, são feitos treinamentos para orientação dos profissionais sobre o consumo racional do óleo diesel, procedimentos de abastecimento e armazenamento dos insumos e conscientização sobre riscos ambientais.
Atualmente, o Rio Ônibus se firmou como uma das entidades que apresenta o melhor resultado quanto às emissões de gases poluentes emitidos por sua frota. Cerca de 98% dos veículos estão dentro dos padrões aceitáveis de emissão de gases. Em vinte anos, foram economizados mais de 593,951 milhões de litros de diesel e não emitidos 1.586 milhões de toneladas de CO2 e 35,6 mil toneladas de material particulado.


PODCAST RIO ÔNIBUS
Visão do Passageiro
Como a mobilidade urbana influencia a rotina dos passageiros da zona oeste, uma das regiões mais populosas do Rio e altamente dependente do transporte público para a conexão entre bairros e centros urbanos? Para entender os desafios e a realidade do transporte na área, recebemos Luiz Guilherme, fundador da página Transporte da Zona Oeste, e Jorge Gonçalves, editor da equipe.