Programa do Observatório Nacional de Segurança Viária tem como foco a educação para prevenção de acidentes de trânsito
Em busca de incentivar a educação no trânsito e prevenir o número de acidentes nas vias, o Rio Ônibus agora tem o selo de entidade Laço Amarelo. Junto a outras organizações, o sindicato vai colaborar com o programa do Observatório Nacional de Segurança Viária e se comprometer por um tráfego mais seguro, respeitoso, ético e cidadão, a fim de evitar as 45 mil mortes e o prejuízo financeiro de R$ 50 bilhões, que acometem o país anualmente, como consequência dessa conjuntura.
Com a adesão ao programa, o sindicato tem acesso a todo o conteúdo, estudos e pesquisas sobre o trânsito, além do direito de utilizar o selo Laço Amarelo em seus canais e campanhas de conscientização. Dessa forma, a entidade agrega investe em conhecimento e ações para a segurança no trânsito carioca.
Esse é mais um passo do Rio Ônibus na implementação da área Social no sindicato. Nesse ano, o tema tratado pela iniciativa é “No trânsito, escolha a vida”. Mensalmente, o movimento propõe uma reflexão voltada ao assunto central do ano, divulgando peças educativas e gerando um debate sobre a questão. Na pauta de janeiro, o pedestre ganhou o protagonismo na campanha “Aprenda a escolher a vida”, que reforça a responsabilidade dos motoristas sobre a vida daqueles que estão a pé.
Conforme reforça a ação, uma das atitudes mais importantes para quem conduz um veículo é reduzir a velocidade quando se avista ou mesmo percebe que vai adentrar num trecho onde há muitas pessoas a pé. Então, uma das obrigações de quem conduz os veículos é proteger e perceber os pedestres, em todos os seus deslocamentos. Moderar a velocidade em locais de vários comércios, escolas, hospitais, feiras, é uma atitude de quem escolhe a vida.
O programa Laço Amarelo é desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, que busca, em parceria com empresas, entidades e municípios, combater os altos índices de sinistros de trânsito no Brasil, por meio de programas, propostas e ações de conscientização para a construção de um trânsito mais seguro e humano.