/ NOTÍCIAS

Luto – Nota de Falecimento – Dr. Eurico Divon Galhardi

Conhecido como um dos Pais do vale-transporte, o advogado e empresário, Eurico Divon Galhardi, 81 anos, faleceu em 23 de junho de 2023, no Rio de Janeiro. Referência nacional no setor de mobilidade urbana foi presidente do Rio Ônibus, Dr. Eurico, como era chamado, era diretor financeiro da Viação Vila Real e foi presidente do Conselho Diretor da NTU.

Iniciou sua vida no serviço público trabalhando no antigo Estado da Guanabara, que viria a se tornar o município do Rio de Janeiro. Ocupou cargos na Secretaria Municipal de Transportes, foi administrador regional de Irajá e atuou como diretor administrativo na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, onde encerrou sua carreira como servidor.

A trajetória no segmento do transporte público, principal vertente profissional de sua vida, começou na década de 1970. No Rio Ônibus – Sindicato das Empresas de Ônibus do Município do Rio de Janeiro, ocupou cargos diretivos, além de participar da comissão que criou os “Padrões Técnicos do Transporte Público de Passageiros do Município do Rio de Janeiro”.

Dr. Eurico também teve participação ativa na criação das comissões de comunicação, marketing e bilhetagem eletrônica. Foi um dos idealizadores do projeto Riocard e incentivador direto da criação da Universidade Corporativa do Transporte. Recentemente ocupava no sindicato as funções de presidente executivo e presidia o Conselho Superior da Entidade. Paralelamente compartilhou seus conhecimentos e foi mentor de toda uma geração de executivos do setor.

Mestre em Transport Business (MTB) pela Coppe-RJ, participou de importantes projetos para a estruturação de avanços no campo de acessibilidade nos transportes como membro da equipe de elaboração das Normas Técnicas Brasileiras 15.570 e 14.022 (fabricação de veículos para transporte coletivo e de acessibilidade). Também participou do Grupo de Trabalho para o desenvolvimento do PAC Copa do Mundo e das Olimpíadas.

Desde a juventude, uma das principais paixões do Dr. Eurico foi a coleção de miniaturas de transportes. O hobby de décadas se transformou no principal acervo do país, com milhares de peças reunidas. O trabalho possibilitou a criação do Museu Virtual do Transporte da NTU e do Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi, instalado na sede da NTU em 2015, que pontuam os momentos mais significativos da evolução da mobilidade urbana no Brasil e no mundo, com exposição aberta ao público.

Profundo estudioso da história dos transportes no país, um de seus hobbies era a busologia. Eurico se orgulhava de ter conhecido os sistemas de transporte de 62 países. Autor dos livros “Conduzindo o Progresso” e “Fogueira da Insensatez – Por que queimam ônibus no Brasil”, foi ainda vice-presidente Executivo da NTU; membro do CONAMA, do Ministério do Meio Ambiente; conselheiro de serviços logísticos do Plano Brasil Maior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; conselheiro do Conselho das Cidades do Ministério das Cidades.

Em 1997, foi agraciado com a Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro, a condecoração homenageia pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte urbano e metropolitano de passageiros no país, e em 2021, recebeu a comenda no grau Grã-Cruz (honraria máxima) da Ordem do Mérito do Transporte promovida pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Natural do Rio de Janeiro, Eurico Divon Galhardi, deixa 03 filhos, 05 netos e 02 bisnetas. Deixa um grande legado de sua importante contribuição para o Sistema de Transportes no Municipio do Rio de Janeiro e para o nosso Pais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Transporte público: aonde chegamos e para onde vamos

POR FRANCISCO CHRISTOVAM, presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU. É importante registrar, de partida, que o ano que se encerra foi muito importante para o setor dos transportes coletivos urbanos de passageiros, seja pelos avanços alcançados na aplicação de novas tecnologias, seja por uma nova visão sobre a importância

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top