/ NOTÍCIAS

Motociclistas testam pontos cegos dos ônibus no Sambódromo

Evento reuniu diferentes serviços públicos em comemoração ao Maio Amarelo. Frota de ônibus recebe adesivos que sinalizam riscos de colisões com motos e outros veículos

Motociclistas que passaram pelo Sambódromo na manhã desta terça-feira participaram de simulação realizada pelo Rio Ônibus, para conscientização e mobilização da sociedade sobre a existência de ângulos externos nas laterais e traseira dos ônibus não refletidos pelos retrovisores, os chamados pontos cegos. Como parte da campanha Maio Amarelo, que chega aos 10 anos de existência, as empresas de ônibus trabalham na instalação de adesivos na frota, sinalizando os locais de difícil visualização pelos motoristas.

A cada ano, o movimento Maio Amarelo cresce em projetos e também em número de participantes. No Rio de Janeiro, além do Rio Ônibus, outros órgãos, públicos e privados, também participam de ações de divulgação da pauta. Assim como nesta terça-feira, participam também no dia 25, no Parque Olímpico: Detran, Cet-Rio, SMTR, Corpo de Bombeiros, entre outros. Além do teste de trânsito com a nova sinalização do Ponto Cego, ações educativas com estudantes, ciclistas e outros condutores acontecem com foco na redução de acidentes.

– Com o crescimento da utilização das motocicletas para fins comerciais, também aumentam os acidentes. Observamos elevação em 30% nos dois últimos anos. Acidentes e abalroamentos com motos são 40% do volume de ocorrências. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. É muito importante a união da sociedade sobre este tema e a avaliação sobre a conduta de todos que estão nas ruas, fazendo parte do trânsito – ressalta Paulo Valente, porta-voz do Rio Ônibus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Transporte público: aonde chegamos e para onde vamos

POR FRANCISCO CHRISTOVAM, presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU. É importante registrar, de partida, que o ano que se encerra foi muito importante para o setor dos transportes coletivos urbanos de passageiros, seja pelos avanços alcançados na aplicação de novas tecnologias, seja por uma nova visão sobre a importância

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top