Com o tema, “Diga não à violência sexual contra crianças e adolescentes!”, a Prefeitura do Rio de Janeiro junto à Secretaria Municipal de Assistência Social lançou no dia 15 de maio a campanha de 2024, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data 18 de maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. Dados apontam 39.357 denúncias de abuso e exploração sexual, com 42.031 violações existentes, em 2023.
Não é uma data escolhida aleatoriamente. Ela dá visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de idade, no Espírito Santo, foi sequestrada, drogada, espancada e estuprada. O crime ficou impune. A morte de Araceli, no entanto, serviu de alerta para toda a sociedade brasileira, exibindo a realidade de violências cometidas contra crianças e adolescentes. A data do assassinato tornou-se um símbolo da luta contra essa violação de direitos humanos.
Em 2000, por meio da Lei 9.970, foi instituído o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e, anualmente, entidades governamentais, não governamentais e representantes da sociedade civil aproveitam essa data para, além de formulação de políticas públicas, promover reflexões e debates em torno do tema. As dez CAS (Coordenadoria de Assistência Social) e os seus equipamentos – 40 CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e 13 CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – estão envolvidas com a campanha e realização de ações por toda a cidade.
Uma grande parceria
Uma das parceiras na veiculação da campanha é a Rio Ônibus, que contou com o apoio da OnBus. O trabalho em conjunto permitiu a enorme circulação de informações muito importantes, veja só:
– Painéis digitais e outras mídias nos terminais Alvorada, Campo Grande e Paulo da Portela,
que tem circulação média diária de 200 mil passageiros.
– Cerca de 600 TVs em ônibus, atingindo cerca de 25 mil passageiros por dia.
– Cartazes em ônibus e empresas participantes dos consórcios.
Uma parceria como essa ajuda a garantir a conscientização de toda a população que vive e que visita nossa cidade sobre temas muito relevantes. E esta campanha é a primeira de muitas ações conjuntas que serão desenvolvidas.
Neste caso, “Diga não à violência sexual contra crianças e adolescentes! ” é um chamamento para que toda a sociedade assuma a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais, garantindo o ao seu desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual.
Contato para Imprensa
Assessor de Imprensa: Alexandra Silva – 21 98313-0075
Atendimento: Gustavo Sirelli – 21 99687-8156