/ NOTÍCIAS

Secretaria de Assistência Social da Cidade do Rio de Janeiro e Rio Ônibus fazem parceria para promover ações de impacto social na cidade.

Com o tema, “Diga não à violência sexual contra crianças e adolescentes!”, a Prefeitura do Rio de Janeiro junto à Secretaria Municipal de Assistência Social lançou no dia 15 de maio a campanha de 2024, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data 18 de maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. Dados apontam 39.357 denúncias de abuso e exploração sexual, com 42.031 violações existentes, em 2023.

Não é uma data escolhida aleatoriamente. Ela dá visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de idade, no Espírito Santo, foi sequestrada, drogada, espancada e estuprada. O crime ficou impune. A morte de Araceli, no entanto, serviu de alerta para toda a sociedade brasileira, exibindo a realidade de violências cometidas contra crianças e adolescentes. A data do assassinato tornou-se um símbolo da luta contra essa violação de direitos humanos.

Em 2000, por meio da Lei 9.970, foi instituído o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e, anualmente, entidades governamentais, não governamentais e representantes da sociedade civil aproveitam essa data para, além de formulação de políticas públicas, promover reflexões e debates em torno do tema. As dez CAS (Coordenadoria de Assistência Social) e os seus equipamentos – 40 CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e 13 CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – estão envolvidas com a campanha e realização de ações por toda a cidade.

Uma grande parceria
Uma das parceiras na veiculação da campanha é a Rio Ônibus, que contou com o apoio da OnBus. O trabalho em conjunto permitiu a enorme circulação de informações muito importantes, veja só:
– Painéis digitais e outras mídias nos terminais Alvorada, Campo Grande e Paulo da Portela,
que tem circulação média diária de 200 mil passageiros.
– Cerca de 600 TVs em ônibus, atingindo cerca de 25 mil passageiros por dia.
– Cartazes em ônibus e empresas participantes dos consórcios.

Uma parceria como essa ajuda a garantir a conscientização de toda a população que vive e que visita nossa cidade sobre temas muito relevantes. E esta campanha é a primeira de muitas ações conjuntas que serão desenvolvidas.

Neste caso, “Diga não à violência sexual contra crianças e adolescentes! ” é um chamamento para que toda a sociedade assuma a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais, garantindo o ao seu desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual.

 

Contato para Imprensa
Assessor de Imprensa: Alexandra Silva – 21 98313-0075
Atendimento: Gustavo Sirelli – 21 99687-8156

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rio Ônibus lança campanha para incentivar doações à população do Rio Grande do Sul após tragédia climática

“Rio Ônibus na rota da Solidariedade” tem como objetivo impactar os 2,1 milhões de passageiros que utilizam os ônibus da cidade diariamente. Sensibilizado pelos impactos causados à população do Rio Grande do Sul pela devastadora tragédia climática que atingiu o estado, o Rio Ônibus lançou a campanha “Na rota da Solidariedade”, com objetivo de incentivar

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top