/ NOTÍCIAS

Simulação de acidentes de trânsito movimenta Parque Olímpico

Secretária de Transportes participa de evento que reuniu atividades educativas desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros, Cet-Rio, Rio Ônibus e secretarias municipais

O Parque Olímpico abriu espaço para a cidadania no trânsito na manhã desta quinta-feira. Em comemoração ao Maio Amarelo, evento reuniu alunos da rede municipal e centenas de motociclistas em atividades e simulações de situações cotidianas de riscos de acidentes. A secretária Municipal de Transportes, Maína Celidônio, participou da ação, que contou ainda com encenações de atuação do Corpo de Bombeiros, Cet-Rio e testes de Ponto Cego nos ônibus, desenvolvidos por técnicos do Rio Ônibus.

– Segurança viária é um tema muito importante para nós. Sabemos que muitos acidentes acontecem entre ônibus e motociclistas. Então, esta iniciativa das empresas de sinalizar os pontos cegos é de grande importância. Agora, o motociclista pode ver e identificar os locais de ponto cego, onde, mesmo que buzine, o motorista do ônibus pode não o avistar e pode ainda não conseguir desviar. Esta é uma forma de conscientizar todos os atores que fazem parte do trânsito, para que a gente tenha menos acidentes e mais segurança – comemora a secretária.

De acordo com o Rio Ônibus, dos acidentes de trânsito diários envolvendo coletivos, 40% são com motocicletas. Foi criada uma força-tarefa entre as empresas para equipar a frota da cidade com os adesivos sinalizadores, fixados nas traseiras e nas laterais dianteiras dos ônibus.

Para João Gouveia, presidente do Rio Ônibus, presente ao evento, é fundamental que a integração entre instituições públicas e privadas no sentido de manter ao longo de todo o ano, ações direcionadas à proteção da vida. Para o João Gouveia, a participação das crianças neste contesto é fundamental.

– As crianças e jovens precisam estar diretamente envolvidos em projetos de cidadania no trânsito o ano inteiro, não somente no mês de maio. Além de pedestres e passageiros, os menores serão os motoristas de amanhã. As crianças também cumprem muitas vezes o importante papel de chamar atenção dos pais para hábitos sustentáveis e de segurança. Estamos presenciando o crescimento da campanha de proteção à vida no Rio de Janeiro, tanto no número de atividades realizadas, como no aumento de participação de instituições públicas e privadas – afirma o presidente do Rio Ônibus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Transporte público: aonde chegamos e para onde vamos

POR FRANCISCO CHRISTOVAM, presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU. É importante registrar, de partida, que o ano que se encerra foi muito importante para o setor dos transportes coletivos urbanos de passageiros, seja pelos avanços alcançados na aplicação de novas tecnologias, seja por uma nova visão sobre a importância

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top