/ NOTÍCIAS

Tour histórico-cultural pela “Pequena África”, circuito da herança africana do Rio, emociona estudantes da Escola Municipal George Sunmer

Ação educativa foi uma parceria entre o Rio Ônibus, a CET-Rio, Secretaria da Educação, o Detran – RJ, a Operação Lei Seca, o Instituto Pretos Novos (IPN) e o INTO.

Um ônibus desembarcou 30 alunos da Escola Municipal George Sunmer em frente ao Bafo da Prainha, na zona portuária, para um passeio guiado que narrou a história da escravidão no Rio. O circuito “Pequena África”, criado em 2011 pela Prefeitura do Rio, se debruça sobre a herança africana e os vínculos socioculturais com a região. A atividade ocorreu nesta terça-feira, 14, e faz parte do calendário de iniciativas voltadas para o Maio Amarelo.

Os estudantes estiveram acompanhados pelas professoras de história da escola, de agentes da CET-Rio e da Operação Lei Seca, passando por diversos pontos históricos da região como a Pedra do Sal, o Cais do Valongo, a Praça da Harmonia, local em que foi realizada a Revolta da Vacina e por fim, o Cemitério Pretos Novos. Luisa Duque, uma das educadoras, ressaltou a importância do passeio para os alunos. “Muitas vezes eles não conhecem a história da cultura e das contribuições do povo negro para o nosso país, embora eles tragam com eles muitos traços dessa cultura. Além disso, eles têm uma sensibilidade muito grande para o assunto”, afirmou.

Já Ana Rocco, representante da CET-Rio, reforçou como a mudança de ambiente influencia na formação desses adolescentes: “quando o aprendizado sai dos muros da escola, ela ganha realidade e torna o saber mais eficaz. Todos aqueles conceitos que eles aprendem em livros, na sala de aula, ganham amplitude, cidadania e maior sentido desse fazer pedagógico”.

O Circuito Histórico de Herança Africana é um passeio-aula que é oferecido pelo Instituto Pretos Novos (IPN) para todos e tem como intuito fortalecer a educação patrimonial dos participantes e está entre as ações do Sindicato para o Maio Amarelo, mês nacional de conscientização sobre segurança viária. As atividade preveem sobretudo medidas educativas para crianças, adolescente, motociclistas, ciclistas e pedestres.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarifa zero: política social ou modismo?

Em um ano eleitoral, quando alguns candidatos ao cargo de prefeito não medem esforços para prometer o que, depois, não poderá ser cumprido, a proposta de tarifa zero merece atenção. A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) produziu um relatório técnico, intitulado Tarifa zero nas cidades do Brasil, disponibilizando dados, informações e análises

// LEIA MAIS

Transporte Público: a solução para um trânsito seguro e sustentável

O Dia Mundial Sem Carro reforça a necessidade urgente de repensarmos nossa mobilidade urbana. Todos os dias, milhões de pessoas se deslocam pela cidade utilizando carros particulares, trazendo impactos significativos nos engarrafamentos, poluição e, infelizmente, contribuindo para um aumento alarmante no número de acidentes de trânsito. A locomoção por meio do transporte público surge como

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top