/ NOTÍCIAS

Tour histórico-cultural pela “Pequena África”, circuito da herança africana do Rio, emociona estudantes da Escola Municipal George Sunmer

Ação educativa foi uma parceria entre o Rio Ônibus, a CET-Rio, Secretaria da Educação, o Detran – RJ, a Operação Lei Seca, o Instituto Pretos Novos (IPN) e o INTO.

Um ônibus desembarcou 30 alunos da Escola Municipal George Sunmer em frente ao Bafo da Prainha, na zona portuária, para um passeio guiado que narrou a história da escravidão no Rio. O circuito “Pequena África”, criado em 2011 pela Prefeitura do Rio, se debruça sobre a herança africana e os vínculos socioculturais com a região. A atividade ocorreu nesta terça-feira, 14, e faz parte do calendário de iniciativas voltadas para o Maio Amarelo.

Os estudantes estiveram acompanhados pelas professoras de história da escola, de agentes da CET-Rio e da Operação Lei Seca, passando por diversos pontos históricos da região como a Pedra do Sal, o Cais do Valongo, a Praça da Harmonia, local em que foi realizada a Revolta da Vacina e por fim, o Cemitério Pretos Novos. Luisa Duque, uma das educadoras, ressaltou a importância do passeio para os alunos. “Muitas vezes eles não conhecem a história da cultura e das contribuições do povo negro para o nosso país, embora eles tragam com eles muitos traços dessa cultura. Além disso, eles têm uma sensibilidade muito grande para o assunto”, afirmou.

Já Ana Rocco, representante da CET-Rio, reforçou como a mudança de ambiente influencia na formação desses adolescentes: “quando o aprendizado sai dos muros da escola, ela ganha realidade e torna o saber mais eficaz. Todos aqueles conceitos que eles aprendem em livros, na sala de aula, ganham amplitude, cidadania e maior sentido desse fazer pedagógico”.

O Circuito Histórico de Herança Africana é um passeio-aula que é oferecido pelo Instituto Pretos Novos (IPN) para todos e tem como intuito fortalecer a educação patrimonial dos participantes e está entre as ações do Sindicato para o Maio Amarelo, mês nacional de conscientização sobre segurança viária. As atividade preveem sobretudo medidas educativas para crianças, adolescente, motociclistas, ciclistas e pedestres.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manifesto Rio Ônibus: na rota da solidariedade

O Rio Ônibus – Sindicato das Empresas de Ônibus da cidade do Rio de Janeiro se dirige à população do Rio Grande do Sul, profundamente consternado, para expressar sua solidariedade aos afetados pela terrível tragédia climática que assola o estado. Diante da gravidade da situação, gostaríamos de reforçar que o povo gaúcho ainda precisa da

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top