A Fetranspor Social em parceria com o RioCard, Viação 1001 e o Instituto JCA participam neste sábado (21/05) da Ação Global, no Caju. No evento, os moradores da região terão acesso a oportunidades de emprego, oficinas artísticas e culturais, além da realização de cadastro e entrega de cartões RioCard. A ação acontece no CIEP Mané Garrincha, de 8h às 17h, e os candidatos deverão levar RG e CPF para fazer cadastro no banco de currículos.
A Viação 1001 oferece cerca de 50 vagas para mecânico, eletricista, lanterneiro, pintor, capoteiro, técnico de refrigeração, auxiliar de atendimento e operador de vendas. Apenas esta última tem exigência de escolaridade mínima, o candidato deve ter ensino médio completo.
O Riocard vai disponibilizar atendimento para quem quiser informações sobre o como fazer o cadastro no Bilhete Único ou nos programas de gratuidades para idosos, deficientes, estudantes e portadores de doenças. Serão entregues até 200 cartões para os candidatos que tenham todos os documentos necessários que, mediante atendimento, já estiverem com todos os documentos necessários.
O Instituto JCA vai levar ao evento o projeto 1001 Histórias – iniciativa social em que um ônibus foi transformado num grande ateliê itinerante – que leva cultura, alegria, diversão e arte às comunidades. Serão realizadas oficinais culturais para crianças de 7 a 12 anos de idade.
Os participantes também poderão conhecer os projetos da Fetranspor Social, como o programa Diálogo Jovem, criado em 2012, para que através de dinâmicas e vídeos os jovens dialoguem com a sociedade para construção da mobilidade e da cidade que eles desejam. A maioria dos jovens tem entre 15 e 29 anos e são oriundos da rede pública de ensino. Há também universitários, busólogos e pessoas que trabalham nas empresas de ônibus e nos sindicatos.
– O mais importante neste tipo de ação é a certeza de que conseguimos nos aproximar da sociedade e compartilhar os nossos serviços para que mais pessoas possam conhecer o trabalho da Fetranspor e das empresas que compõem o setor de transporte no Rio de Janeiro. Aproveitamos também essas oportunidades para escutar os usuários e tentar promover a troca de informações e experiências – afirma Márcia Vez, gerente de responsabilidade social da Fetranspor.