/ NOTÍCIAS

Fetranspor recebe prêmio de meio ambiente da Firjan

A Fetranspor venceu o prêmio Ação Ambiental 2015 da Firjan com o Programa EconomizAR, após apresentar resultados que apontam uma diminuição de 1,96 milhão de toneladas de emissão de CO2 na atmosfera desde a sua criação em 1997. Calculando que uma árvore absorve 150 kg de gás carbônico durante sua vida média, o valor economizado nesses anos representa uma quantidade que poderia preencher seis vezes a extensão do Parque Nacional da Tijuca. Hoje, 98% dos ônibus que circulam em todo o estado estão certificados com o padrão de emissões de carbono.

Realizada na última quarta-feira, dia 1º de julho, a terceira edição do prêmio buscou o debate sobre temas atuais e de interesse de toda a sociedade: mudanças climáticas e recursos hídricos. Essa é a primeira vez que a Federação vence o prêmio, que foi criado em 2013.

O Programa EconomizAR – Selo Verde, em parceria com a Petrobras/Conpet, foi criado com o objetivo de contribuir para a eficiência e racionalização do uso do óleo diesel no setor de transporte rodoviário no estado do Rio de Janeiro. Em 17 anos, mais de 722 milhões de litros de combustível foram economizados. “Muitas pessoas falam sobre gestão ambiental apenas pensando no futuro das próximas gerações. Entretanto, os investimentos estão sendo feitos agora e as empresas precisam conciliar os aspectos ecológicos e os aspectos financeiros, e buscar bons resultados nos dois”, afirma a coordenadora de Meio Ambiente da Fetranspor, Christiane Chafim.

Dentre os objetivos propostos e alcançados encontram-se, além da redução do CO2 lançado na atmosfera (principal gás causador do efeito estufa), a emissão de material particulado, reduzido em cerca de 43 mil toneladas, e demais gases poluentes, bem como redução dos custos operacionais, onde as metas atingidas são a consequência da eficiência energética.

O EconomizAR atua em nove sindicatos, que representam 196 empresas e uma frota de 22.168 veículos, filiados à Fetranspor. Todos os técnicos são treinados pela Petrobras/Conpet para identificar não-conformidades relacionadas ao uso inadequado e irracional do óleo diesel pelas empresas transportadoras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Transporte público: aonde chegamos e para onde vamos

POR FRANCISCO CHRISTOVAM, presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU. É importante registrar, de partida, que o ano que se encerra foi muito importante para o setor dos transportes coletivos urbanos de passageiros, seja pelos avanços alcançados na aplicação de novas tecnologias, seja por uma nova visão sobre a importância

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top