/ NOTÍCIAS

Nota sobre paralisação de funcionários da empresa VG

Em relação à paralisação de funcionários da empresa VG e à possibilidade de ocorrências semelhantes em outras integrantes do setor de transporte por ônibus no Município, o Rio Ônibus esclarece:

1) A VG reconhece o atraso no pagamento de salários de parte dos rodoviários, referente a março, e está negociando com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro no sentido de normalizar a operação. No momento, 85% dos veículos já estão nas ruas. A VG está com parte de sua receita retida em consequência de penhoras judiciais trabalhistas oriundas de outras empresas.

2) A crise econômica está impactando o setor de transporte por ônibus, com a redução do número de passageiros, acentuada pelo aumento do desemprego.

3) O não cumprimento do contrato de concessão, assinado em 2010, tem agravado o equilíbrio econômico-financeiro das empresas, já que não houve a reposição de custos assumidos ao longo de 2016, como os reajustes de mão de obra e insumos, principalmente óleo diesel.

4) Vale lembrar que, conforme prevê o contrato de concessão, o reajuste da tarifa deveria ter ocorrido na primeira semana de janeiro de 2017. Na época, o Rio Ônibus alertou que a ausência de reajuste teria como consequência o agravamento da crise financeira do setor, que já atingia pelo menos 12 empresas.

5) O setor de transporte por ônibus gera cerca de 35 mil empregos diretos somente no município do Rio de Janeiro. Nos últimos dois anos, seis empresas encerraram suas operações, levando à demissão de três mil rodoviários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A complexidade do Transporte Público

Nos bastidores de um sistema essencial para a população e vital para a cidade.   O transporte público é a espinha dorsal das grandes cidades, uma rede complexa que vai muito além dos ônibus nas ruas. Nos bastidores, existe uma orquestração de processos e profissionais dedicados, funcionando como diversas empresas dentro de uma só, para

// LEIA MAIS

Tarifa zero, uma ação sustentável para o futuro do Rio de Janeiro

Sergio Lopes (*) A implantação da tarifa zero no transporte público do Rio de Janeiro seria muito mais do que uma política social e econômica. Representaria uma oportunidade de ouro para impulsionar a sustentabilidade da cidade e construir um futuro mais verde para todos. Como profissional atuante há muitos anos no setor ambiental, especialmente na

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Rolar para cima