/ NOTÍCIAS

APP vai registrar casos de criminalidade nos ônibus do Rio

Ferramenta digital pretende suprir baixo número de ocorrências feitas por vítimas e garantir maior mapeamento das zonas crítica

 

O cotidiano de insegurança do carioca em seus deslocamentos urbanos tem sido um problema crônico, agravado, muitas vezes, pela carência de dados estatísticos e pela falta de registros dos casos de violência. Com a intenção de auxiliar as instituições de Segurança Pública no combate à criminalidade, o Rio Ônibus integrará a plataforma eletrônica SAFE (Sistema de Acompanhamento de Frota em Emergência), desenvolvida pela Fetranspor e testada com sucesso em outras regiões do estado.

O aplicativo on-line tem a capacidade de armazenamento de dados referentes a assaltos, incêndios e vandalismo. A cada ocorrência, a empresa de ônibus vitimada reportará ao programa as informações, que serão compartilhadas com as autoridades de Segurança. A partir do georreferenciamento dos pontos mais críticos, as forças policiais terão maior subsídio para investigações e patrulhamento.

– Para que haja maior potencial nos pedidos de policiamento é fundamental que as manchas criminais da cidade sejam fidedignas à realidade. Muitas vezes as vítimas de assaltos não registram as ocorrências, criando uma falsa imagem de tranquilidade em diversas regiões. Por isso estamos aderindo ao SAFE. A meta é atrair maior atenção por parte do Estado para a proteção de passageiros e rodoviários, diminuindo ações de bandidos – explica Paulo Valente, porta-voz do Rio Ônibus.

Nesta quinta-feira, o produto foi apresentado pela equipe técnica da Fetranspor aos representantes das empresas cariocas, que já estão aptas a reportar informações digitalmente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rio Ônibus lança campanha para incentivar doações à população do Rio Grande do Sul após tragédia climática

“Rio Ônibus na rota da Solidariedade” tem como objetivo impactar os 2,1 milhões de passageiros que utilizam os ônibus da cidade diariamente. Sensibilizado pelos impactos causados à população do Rio Grande do Sul pela devastadora tragédia climática que atingiu o estado, o Rio Ônibus lançou a campanha “Na rota da Solidariedade”, com objetivo de incentivar

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top