/ NOTÍCIAS

Rio Ônibus lança plataforma para combater o assédio sexual em vias públicas e incentivar a denúncia

Ônibus da frota carioca foram adesivados com QRCode que direciona vítima direto para a ferramenta. Copos para divulgar o canal também serão distribuídos em terminal.

Passageiras de ônibus da cidade do Rio agora podem denunciar casos de assédio por meio de uma plataforma exclusiva desenvolvida pelo Rio Ônibus. Com objetivo de facilitar o acesso aos canais de denúncia e à informação sobre a prática criminosa, a campanha  “Assédio: Não Embarque Nessa” foi lançada nesta quinta-feira, 8, às vésperas do carnaval, período em que 7 a cada 10 mulheres sofrem com o medo de serem assediadas. Veiculada nos principais terminais do município, no interior dos ônibus e busdoors, a iniciativa vai impactar mais de 6 milhões de pessoas.

Para incentivar o acesso à ferramenta, o Rio Ônibus promoveu a adesivação da frota de ônibus e a distribuição de copos reutilizáveis no Terminal Alvorada com QRcodes. Assim, ao escanear o código, seja dentro de um coletivo, ou em um bloco de carnaval, qualquer usuário é diretamente direcionado para a plataforma. Além de ter botões de contato com os principais telefones de acusação, a onepage também disponibiliza dados sobre o impacto da violência na vida das vítimas. O intuito do Sindicato é reduzir ao máximo o número de casos de importunação sexual em vias públicas, que atingiram a marca de 860 registros em 2023, segundo o Mapa da Mulher Carioca.

“A maioria dos 2,1 milhões de passageiros que transportamos diariamente são mulheres. Para nós, a segurança dessas usuárias é um fator inegociável. Não há mais espaço para comportamentos de hostilidade e violência no transporte público ou em qualquer ambiente. A ideia é que essa plataforma sirva de apoio não só para as vítimas de assédio, mas também para qualquer pessoa que presenciar uma cena criminosa. A mudança começa na conscientização e na denúncia e é isso que estamos buscando”, explicou João Gouveia, presidente do Rio Ônibus.

Apesar de ter início no período festivo, a campanha será permanente e também terá espaço nos canais digitais do Sindicato. O Canal conta com o apoio do Cittamobi, Onbus e Itabus e incentiva, ainda, que os usuários conheçam a iniciativa “Tem Saída” da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, com quem o Rio Ônibus tem uma parceria estabelecida. Acesse https://rioonibus.com/contraoassedio e saiba mais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

2024, ano eleitoral: político fala em transporte público!

A partir de médio porte de cidade, transporte coletivo deixa de ser apenas benefício ao cidadão. É infraestrutura e prepara a cidade para seguir crescendo. Quanto mais gente se desloca coletivamente, ocupando 10x menos espaço que em um carro, menos precisamos de viadutos e alargamentos. A mobilidade de todos, não só dos passageiros, é viabilizada

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top