Pelo terceiro ano consecutivo, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai), abre as suas portas para promover uma grande ação social em atenção ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Durante os dias 26 e 27 de setembro, das 10h às 17h, o Judiciário fluminense, em parceria com o Rio Ônibus, a Defensoria Pública do Estado do Rio e outros parceiros, realizarão atendimentos gratuitos para diversos serviços.
Coordenado pela desembargadora Regina Lucia Passos, presidente da Comai, o evento reunirá secretarias estaduais, municipais e outros órgãos que oferecerão serviços de cartório, cartão de estacionamento PcD/idoso, Riocard+, exames para saúde sexual e físicas, ofertas de emprego para PcD, orientação sobre matrícula e mediador escolar, além de serviços de estética como manicures, design de sobrancelhas e cabeleireiros.
O Rio Ônibus, reforçando seu compromisso com a acessibilidade e inclusão, estará presente no evento oferecendo informações e serviços relacionados ao transporte público acessível. Além disso, será apresentado o projeto “Inclusão: Esse é o Ponto”, uma iniciativa em parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro que busca aprimorar a experiência de pessoas idosas e com deficiência no transporte coletivo, facilitando o acesso a ônibus adaptados e promovendo a conscientização de passageiros e motoristas sobre a importância da inclusão.
Para João Gouveia, presidente do Rio Ônibus, a mobilidade inclusiva é uma prioridade do Sindicato. “Queremos garantir que todos tenham o direito de ir e vir garantidos com segurança e dignidade, independentemente de suas condições físicas. Esta iniciativa é uma forma de reafirmarmos nosso compromisso com a inclusão social”, afirmou.
O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, destaca que a ação concentrará diversos serviços que favorecem o acesso das pessoas. “O objetivo é oferecer auxílio e orientação, mesmo que não seja possível resolver todas as questões no momento, devido à complexidade de alguns casos. Queremos, ao menos, indicar o caminho correto e mostrar que estamos prontos para ajudar”, explicou.
O atendimento será realizado por meio de senhas que serão distribuídas a partir das 10h, com término às 16h, na Rua Dom Manuel, 37 – Centro, Lâmina III, Térreo. Quem tiver dúvidas sobre como chegar ou quais atendimentos serão oferecidos, poderá encaminhar um e-mail para o endereço sgsus.seppe@tjrj.jus.br ou telefonar para o número (21) 3133-2055.