/ NOTÍCIAS

Rio Ônibus participa de ação social em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência à convite do TJRJ

Pelo terceiro ano consecutivo, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai), abre as suas portas para promover uma grande ação social em atenção ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Durante os dias 26 e 27 de setembro, das 10h às 17h, o Judiciário fluminense, em parceria com o Rio Ônibus, a Defensoria Pública do Estado do Rio e outros parceiros, realizarão atendimentos gratuitos para diversos serviços.

Coordenado pela desembargadora Regina Lucia Passos, presidente da Comai, o evento reunirá secretarias estaduais, municipais e outros órgãos que oferecerão serviços de cartório, cartão de estacionamento PcD/idoso, Riocard+, exames para saúde sexual e físicas, ofertas de emprego para PcD, orientação sobre matrícula e mediador escolar, além de serviços de estética como manicures, design de sobrancelhas e cabeleireiros.

O Rio Ônibus, reforçando seu compromisso com a acessibilidade e inclusão, estará presente no evento oferecendo informações e serviços relacionados ao transporte público acessível. Além disso, será apresentado o projeto “Inclusão: Esse é o Ponto”, uma iniciativa em parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro que busca aprimorar a experiência de pessoas idosas e com deficiência no transporte coletivo, facilitando o acesso a ônibus adaptados e promovendo a conscientização de passageiros e motoristas sobre a importância da inclusão.

Para João Gouveia, presidente do Rio Ônibus, a mobilidade inclusiva é uma prioridade do Sindicato. “Queremos garantir que todos tenham o direito de ir e vir garantidos com segurança e dignidade, independentemente de suas condições físicas. Esta iniciativa é uma forma de reafirmarmos nosso compromisso com a inclusão social”, afirmou.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, destaca que a ação concentrará diversos serviços que favorecem o acesso das pessoas. “O objetivo é oferecer auxílio e orientação, mesmo que não seja possível resolver todas as questões no momento, devido à complexidade de alguns casos. Queremos, ao menos, indicar o caminho correto e mostrar que estamos prontos para ajudar”, explicou.

O atendimento será realizado por meio de senhas que serão distribuídas a partir das 10h, com término às 16h, na Rua Dom Manuel, 37 – Centro, Lâmina III, Térreo. Quem tiver dúvidas sobre como chegar ou quais atendimentos serão oferecidos, poderá encaminhar um e-mail para o endereço sgsus.seppe@tjrj.jus.br ou telefonar para o número (21) 3133-2055.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarifa zero: política social ou modismo?

Em um ano eleitoral, quando alguns candidatos ao cargo de prefeito não medem esforços para prometer o que, depois, não poderá ser cumprido, a proposta de tarifa zero merece atenção. A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) produziu um relatório técnico, intitulado Tarifa zero nas cidades do Brasil, disponibilizando dados, informações e análises

// LEIA MAIS

Transporte Público: a solução para um trânsito seguro e sustentável

O Dia Mundial Sem Carro reforça a necessidade urgente de repensarmos nossa mobilidade urbana. Todos os dias, milhões de pessoas se deslocam pela cidade utilizando carros particulares, trazendo impactos significativos nos engarrafamentos, poluição e, infelizmente, contribuindo para um aumento alarmante no número de acidentes de trânsito. A locomoção por meio do transporte público surge como

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top