Especialista em Mobilidade, executivo quer implementar ações de recuperação e atualização do transporte por ônibus
O reequilíbrio do sistema carioca de transporte público rodoviário é a meta do Rio Ônibus, que anuncia nova presidência. João Gouveia, engenheiro mecânico que agora assume o comando do Sindicado das Empresas de Ônibus do Rio de Janeiro foi dirigente da SuperVia e responsável pela modernização da concessionária.
Com a proposta de dinamizar o modelo de negócio para estimular a implementação de ações de desenvolvimento, o novo presidente é especialista em mobilidade, com formação acadêmica na USP e na FGV, além de atuação profissional em diversas companhias de grande porte ligadas ao setor.
– A pandemia explicitou a urgência da revisão do sistema tarifário para a equalização da qualidade da rede. O desafio em tempos do ‘novo normal’ é colocar em prática modelos capazes de custear investimentos e garantir operação adequada, com preços justos à população usuária. Isso será possível a partir da compreensão dos governos sobre a necessidade de reformular e atualizar políticas públicas, permitindo resultados reais e a justa prestação do serviço – defende João Gouveia.
Breve currículo
• Carreira estabelecida nas áreas de logística e transportes, ferrovia e gestão.
• Participou ativamente na privatização, concessão, fusão e cisão das empresas Fepasa, Ferronorte, Ferroban, Novoeste, Portofer e Supervia.
• Atuou em grandes empresas do Brasil em cargos de Diretor e Presidente.
• Fundador da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos).
• Ex conselheiro da CNT (Confederação Nacional dos Transportes).