/ NOTÍCIAS

Cittamobi e Rio Ônibus lançam aplicativo de geolocalização de ônibus para deficientes visuais

Ferramenta promete facilitar o deslocamento do grupo por meio do transporte público

Com objetivo de tornar o transporte público mais acessível para pessoas com deficiência visual, o Cittamobi lançou o aplicativo “Cittamobi Acessibilidade” em parceria com o Rio Ônibus nesta segunda-feira, 4, na sede do Sindicato. A ferramenta, que pode beneficiar mais de 150 mil pessoas com deficiência visual que vivem no estado do Rio de Janeiro, auxilia o usuário a traçar uma rota, saber por quanto tempo vai esperar o ônibus e até em que ponto descer.

O engenheiro de software Luiz Eduardo Porto, desenvolvedor do aplicativo e deficiente visual, conta que essa foi a forma que encontrou de solucionar uma de suas principais dificuldades. “A ideia para criação da ferramenta surgiu depois que fiquei 40 minutos esperando no ponto para conseguir embarcar em um ônibus. Se eu tivesse o gps do ônibus eu saberia onde ele estava e não precisaria passar por isso, No dia seguinte, eu fui ver como que eu poderia desenvolver, daí nasceu o aplicativo. Hoje, ele virou uma caixinha de ferramentas pra mim, pra minha esposa e outras pessoas que tem uma dificuldade como eu, para ter uma mobilidade melhor”, explicou.

A iniciativa é mais um passo do setor de transporte por ônibus na busca por uma mobilidade urbana mais humanizada para todos, como reforçou João Gouveia, presidente do Rio Ônibus. “O melhor resultado da tecnologia é a ruptura para atender as pessoas. Então, um aplicativo que apoia as pessoas é tudo que a gente precisa. Quando transportamos pessoas, nada mais justo do que a gente pensar em apoiar essas pessoas, ter tomadas de decisão para que tenhamos os usuários muito mais fortalecidos dentro dos nossos ônibus”, concluiu.

Além das funcionalidades voltadas para o uso do transporte público, o aplicativo auxilia ainda no deslocamento de rotas a pé e, no caso de viagens, ainda há um recurso que identifica o deslocamento entre municípios. O aplicativo Cittamobi Acessibilidade já está disponível para ser baixado e pronto para uso no Rio de Janeiro e em mais de 300 cidades no Brasil. Interessados podem acessar o site https://rioonibus.com/ e encontrar o atalho para download na aba “apps”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rio Ônibus lança campanha para incentivar doações à população do Rio Grande do Sul após tragédia climática

“Rio Ônibus na rota da Solidariedade” tem como objetivo impactar os 2,1 milhões de passageiros que utilizam os ônibus da cidade diariamente. Sensibilizado pelos impactos causados à população do Rio Grande do Sul pela devastadora tragédia climática que atingiu o estado, o Rio Ônibus lançou a campanha “Na rota da Solidariedade”, com objetivo de incentivar

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top