/ NOTÍCIAS

Secretaria de Assistência Social da Cidade do Rio de Janeiro e Rio Ônibus promovem conscientização contra o trabalho infantil

“O trabalho infantil que ninguém vê”. Esse é o tema da campanha 2024 do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e abraçada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que será lançada em 12 de junho, no Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil.

 

No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo FNPETI, em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

 

Dia 12 de junho, também é o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil. O dia foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil, na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

 

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Rio Ônibus contra o trabalho infantil

 

Mais uma vez, o Rio Ônibus, com o apoio da OnBus, é uma dos parceiras na veiculação da campanha. Este trabalho conjunto com a SMAS busca ampliar a conscientização de toda a população que vive e que visita nossa cidade sobre temas muito relevantes.

 

Ao todo, a campanha será veiculada da seguinte maneira:

  • Paineis digitais e outras mídias nos terminais Alvorada, Campo Grande e Paulo da Portela, que tem circulação média diária de 200 mil passageiros.
  • Cerca de 600 TVs em ônibus, atingindo cerca de 25 mil passageiros por dia.
  • Ação educativa e informativa no Terminal Alvorada, realizada pela equipe da 7ª CAS: 12/06, das 9h às 13h.

 

Ao identificar uma criança ou adolescente em situação de trabalho infantil, entre em contato com as instituições que atuam na proteção, controle, defesa e garantia de direitos dessas crianças e adolescentes. Disque 100 ou 1746.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top