/ NOTÍCIAS

Diálogo aberto: Prefeitura determina que estudo independente indique tarifa justa

Após reunião com o prefeito Marcelo Crivella, nesta manhã, consideramos positivo o aceno da Prefeitura para restabelecer o respeito ao contrato de concessão do serviço de transporte por ônibus na cidade do Rio.

O prefeito determinou a conclusão do estudo técnico em andamento, feito por empresa independente, para definir o valor justo da tarifa. A promessa da atual gestão municipal é que o relatório seja entregue em até 6 semanas, mas com esforço para fechamento em 4, respeitando o contrato de concessão.

Ficou acordado que serão realizadas reuniões semanais entre representantes da Prefeitura e do Rio Ônibus, num esforço para que a nova tarifa seja determinada até 31/12, respeitando a data de reajuste prevista no contrato de concessão.

Assinado em 2010, o contrato prevê o reajuste anual como forma de repor custos com mão de obra, óleo diesel, pneus, veículos e despesas administrativas – sem nenhuma relação com a climatização da frota.

Após o congelamento em janeiro de 2017, o segundo desde o início do contrato de concessão, o valor da passagem sofreu outras duas reduções ao longo do ano, por ordem da Justiça. Ao contrário de metrô, barcas e trens, os ônibus não tiveram o reajuste contratual concedido. A tarifa atual é, ainda, a menor entre capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Porto Alegre.

Os consórcios Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz reconhecem a necessidade de melhorias na qualidade do serviço prestado, mas lembram que, sem uma tarifa justa, as empresas perdem a capacidade de investir em manutenção e renovação da frota (incluindo a compra de novos ônibus com ar-condicionado).

A disposição da Prefeitura do Rio para restaurar a segurança jurídica do contrato de concessão é um alento para o setor, que vive a mais grave crise de sua história, com o risco iminente de fechamento de empresas e demissão de trabalhadores.

Reforçamos que o diálogo com o poder publico fortalece o setor de transporte público e permite os avanços para melhorar o sistema utilizado por 4 milhões de passageiros por dia no Rio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarifa zero é justiça social

A discussão sobre a viabilidade e as vantagens da implantação da tarifa zero no transporte público vem ganhando força, e é natural que esse debate desperte opiniões antagônicas. O que não se pode ignorar é que esse modelo de financiamento já é uma feliz realidade em muitas cidades do Brasil e do exterior. Como também

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Rolar para cima