/ NOTÍCIAS

Recadastramento do Passe Livre Universitário

Os estudantes que utilizam o Passe Livre Universitário precisam realizar um novo recadastramento do benefício que permite o acesso gratuito ao sistema municipal de ônibus do Rio de Janeiro. O novo cadastro é importante para reduzir o número de fraudes e o uso frequente do benefício fora das atividades escolares.

Os alunos devem agendar o atendimento pelo site da RioCard e comparecer ao posto indicado, levando os documentos necessários. Os cartões serão bloqueados a partir de terça-feira, dia 14. A medida não afeta estudantes cotistas e bolsistas de instituições públicas.

– O Passe Livre Universitário é atualmente a gratuidade que registra o maior número de viagens por usuário no sistema de transporte municipal. Em 2016, cada estudante embarcou, em média, 321 vezes, um número 73% superior à média dos idosos e quase o dobro da média de estudantes da rede pública.

– Embora sejam os usuários mais frequentes do benefício tarifário, os estudantes universitários representam apenas 4% do total de passageiros que utilizam a gratuidade no transporte público. Os idosos são 55% e os estudantes da rede pública (municipais e estaduais), 34%.

– O uso repetido do benefício tarifário fora das atividades escolares contraria a proposta original do PLU, que tem como finalidade apoiar os estudantes durante o ano letivo, como determina o decreto municipal 38.280, de 29 de janeiro de 2014.

– A RioCard identificou mais de 7.200 cartões de gratuidade do PLU usados de maneira fraudulenta, a partir do monitoramento por meio do sistema de reconhecimento facial nos ônibus.

– Apesar da utilização fora do contexto escolar e das fraudes constatadas com o cartão PLU, desde 2014 foram feitas 73 milhões de viagens gratuitas por universitários, somando uma despesa de R$ 256 milhões – valor integralmente absorvido pelas empresas do setor. Até agora, a nova administração não apontou a fonte de custeio do benefício, como prevê a Lei Orgânica do Município.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rio Ônibus lança campanha para incentivar doações à população do Rio Grande do Sul após tragédia climática

“Rio Ônibus na rota da Solidariedade” tem como objetivo impactar os 2,1 milhões de passageiros que utilizam os ônibus da cidade diariamente. Sensibilizado pelos impactos causados à população do Rio Grande do Sul pela devastadora tragédia climática que atingiu o estado, o Rio Ônibus lançou a campanha “Na rota da Solidariedade”, com objetivo de incentivar

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top