Evento reuniu centenas de ciclistas na Quinta da Boa Vista para uma pedalada aberta ao público e promoveu atividades para alunos de escolas municipais
Estimular o uso de transportes mais sustentáveis foi a principal iniciativa do Rio Ônibus em celebração ao Dia Mundial sem Carro. Em parceria com a CET-Rio e as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, o Sindicato promoveu uma pedalada aberta ao público e ações educativas voltadas para estudantes da rede pública, na Quinta da Boa Vista, nesta sexta-feira (22), dando prosseguimento à programação de atividades da Semana Nacional do Trânsito.
O circuito da pedalada teve como ponto de chegada o Museu de Arte Moderna (MAM), localizado no Aterro do Flamengo. Durante a concentração dos ciclistas, também foram realizados um teatro infantil para estudantes da Escola Municipal Mestre Waldemiro e uma premiação de bicicletas para seis alunos das escolas municipais contempladas pelo concurso de desenho sobre o tema.
Para João Gouveia, presidente do Rio Ônibus, a união das entidades de trânsito visando a educação da população é o caminho para uma mobilidade mais humanizada. “É isso que nós queremos, levar a população e nossas crianças a refletirem sobre a importância de priorizarmos meios de transporte mais sustentáveis, como o transporte coletivo e as bicicletas, por exemplo. Sendo uma Entidade Laço Amarelo, o Rio Ônibus tem a segurança viária como prioridade, e é por isso que estamos buscando essas conexões na Semana Nacional do Trânsito”, afirmou.
Também estiveram presentes no local o Joaquim Dinis, presidente da CET-Rio, Paulo Vieira, gerente de projetos pedagógicos extracurriculares da SME, membros do Detran-RJ e do Consulado Geral dos Estados Unidos.
A Semana Nacional do Trânsito ocorre conta uma agenda direcionada a conscientização sobre a segurança viária durante todo o mês. A próxima ação, acontecerá no dia 25, com estudantes do Ginásio Experimental Tecnológico Elza Soares. O objetivo é abordar, em parceria com o Detran, a importância do uso do transporte público, tendo atividades como um bate-papo com um motorista de ônibus e exibição de um filme sobre a educação no trânsito.