/ NOTÍCIAS

Diálogo aberto: Prefeitura determina que estudo independente indique tarifa justa

Após reunião com o prefeito Marcelo Crivella, nesta manhã, consideramos positivo o aceno da Prefeitura para restabelecer o respeito ao contrato de concessão do serviço de transporte por ônibus na cidade do Rio.

O prefeito determinou a conclusão do estudo técnico em andamento, feito por empresa independente, para definir o valor justo da tarifa. A promessa da atual gestão municipal é que o relatório seja entregue em até 6 semanas, mas com esforço para fechamento em 4, respeitando o contrato de concessão.

Ficou acordado que serão realizadas reuniões semanais entre representantes da Prefeitura e do Rio Ônibus, num esforço para que a nova tarifa seja determinada até 31/12, respeitando a data de reajuste prevista no contrato de concessão.

Assinado em 2010, o contrato prevê o reajuste anual como forma de repor custos com mão de obra, óleo diesel, pneus, veículos e despesas administrativas – sem nenhuma relação com a climatização da frota.

Após o congelamento em janeiro de 2017, o segundo desde o início do contrato de concessão, o valor da passagem sofreu outras duas reduções ao longo do ano, por ordem da Justiça. Ao contrário de metrô, barcas e trens, os ônibus não tiveram o reajuste contratual concedido. A tarifa atual é, ainda, a menor entre capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Porto Alegre.

Os consórcios Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz reconhecem a necessidade de melhorias na qualidade do serviço prestado, mas lembram que, sem uma tarifa justa, as empresas perdem a capacidade de investir em manutenção e renovação da frota (incluindo a compra de novos ônibus com ar-condicionado).

A disposição da Prefeitura do Rio para restaurar a segurança jurídica do contrato de concessão é um alento para o setor, que vive a mais grave crise de sua história, com o risco iminente de fechamento de empresas e demissão de trabalhadores.

Reforçamos que o diálogo com o poder publico fortalece o setor de transporte público e permite os avanços para melhorar o sistema utilizado por 4 milhões de passageiros por dia no Rio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rio Ônibus lança campanha para incentivar doações à população do Rio Grande do Sul após tragédia climática

“Rio Ônibus na rota da Solidariedade” tem como objetivo impactar os 2,1 milhões de passageiros que utilizam os ônibus da cidade diariamente. Sensibilizado pelos impactos causados à população do Rio Grande do Sul pela devastadora tragédia climática que atingiu o estado, o Rio Ônibus lançou a campanha “Na rota da Solidariedade”, com objetivo de incentivar

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top